Nos condomínios, a sustentabilidade é uma questão controversa, já que o assunto costuma causar divisões. No entanto, muitas pessoas não percebem que sustentabilidade não é apenas enfrentar os riscos ambientais, há muitos benefícios em adotar uma postura sustentável, como: melhorar a qualidade de vida de todos, reduzir custos, valorizar o patrimônio e muito mais.
Sustentabilidade
O conceito de “sustentabilidade” foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, Suécia. Sustentabilidade significa atender às necessidades humanas sem prejudicar o meio ambiente e as gerações futuras.
Na prática, desenvolvimento sustentável é qualquer processo que busque proteger o meio ambiente da melhor forma possível. Nossas atitudes individuais, coletivas e institucionais têm um impacto cada vez maior no planeta, por isso vale ressaltar que a natureza não pode mais se recuperar dos danos que sofreu como antes.
Portanto, um dos propósitos desse conceito de sustentabilidade é criar iniciativas de conservação para que a natureza acompanhe o desenvolvimento humano. Isso porque a falta de consumo consciente é prejudicial, por falta de recursos naturais, temos uma série de problemas como: falta de alimentos, água potável, danos causados pelas mudanças climáticas, etc.
Como tornar um condomínio sustentável?
Devido à grande população, tornar os apartamentos sustentáveis é uma prática que contribui para a vida da comunidade de apartamentos e da sociedade como um todo.
Pensando nisso, separamos 3 dicas para tornar seu apartamento sustentável. Dê uma olhada abaixo.
1. Substitua as lâmpadas comuns por iluminação LED
Os custos de instalação não são baixos, mas os benefícios de custo são significativos, pois a economia oferecida pela iluminação LED vale o investimento inicial. Essa troca pode reduzir a conta de energia do seu negócio em aproximadamente 60%.
2. Coleta e reutilização de água da chuva
Os condomínios podem utilizar a água captada para várias atividades, tais como: limpeza de áreas comuns, irrigação de espaços verdes, etc.
3. Coleta seletiva e reciclagem
A gestão adequada dos resíduos é extremamente importante tanto para o valor do negócio quanto para a qualidade de vida dos moradores.
Por fim, vale ressaltar que pequenas mudanças têm grandes impactos. Por este motivo, faça sua parte!
Confira nas redes sociais do Grupo Strutura outras dicas para promover uma gestão condominial eficaz e segura!
Quer saber mais? Acesse as nossas redes sociais